Publicidade


Valvopatia: cirurgiã cardiovascular alerta para os cuidados com exercícios físicos

8 jan 2024|Postado em:Artigo

Fabiana Michele-Divulgação

As valvopatias são alterações que acometem as valvas do coração. Elas podem ser congênitas, quando os pacientes nascem com elas; adquiridas, como na febre reumática, ou ainda degenerativas, que são desenvolvidas com a idade avançada.

As características em comum da maior parte das valvopatias são as manifestações clínicas induzidas pelo esforço físico, como dor torácica, falta de ar e/ou limitações funcionais.

De acordo com a cirurgiã cardiovascular, do Instituto de Cirurgia Cardiovascular (Ricca), Fabiana Michele, a gravidade dos sintomas pode ser utilizada como um dos critérios de contraindicação à prática de exercícios físicos, assim como a indicação de intervenção, seja ela cirúrgica ou percutânea.

Está cientificamente comprovado, e faz parte do senso comum, que a prática de exercícios físicos contribui para melhoria da saúde do corpo e da mente. “Nos pacientes valvopatas, a prática regular de exercícios físicos, quando permitida, e a consequente manutenção ou até melhora da aptidão física são importantes para o seguimento o paciente. Porém, a prática de exercícios deve ser feita com acompanhamento de profissionais capacitados a fim de individualizar o treinamento e evitar complicações ou efeitos adversos’, esclarece a especialista.

Um dos problemas apresentados nos pacientes com valvopatias é que a doença tem longa evolução. Os sintomas e limitações funcionais podem ter lenta instalação e progressão, o que pode levar o paciente a, espontaneamente, reduzir a sua prática de atividade física, em virtude dos sintomas frente aos esforços praticados.

Em grandes centros, existem programas de reabilitação cardiovascular que permitem um acompanhamento individualizado, mas que ainda é caro para boa parte da população. “Portanto, para pacientes com valvopatias, a prática de exercícios físicos deve ser estimulada, quando liberada pelo cardiologista, porém com critério, individualizada e com acompanhamento profissional específico para esse tipo específico de paciente”, conclui a médica.

SERVIÇO:

Real Instituto Cardiovascular (Ricca)
Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu
Instagram: @ricca_rhp

 

Assessoria de Imprensa-Patrícia França

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: