Publicidade


Cerca de três mil pessoas são atendidas na feira de serviços da PCR no Alto do Mandu

25 nov 2018|Postado em:RECIFE

Na próxima sexta, a Prefeitura do Recife realiza mais uma feira de serviços, desta vez no Centro da Juventude de Santo Amaro

Cerca de três mil pessoas participaram, nesta sexta-feira (23), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Alto do Mandu, de uma feira de serviços promovida pela Prefeitura do Recife. Atendimentos de saúde, orientação jurídica, cortes de cabelo, inscrição na Agência de Emprego, retirada de documentos, oficinas de grafitagem e apresentações culturais foram algumas das ações oferecidas aos moradores, tudo de forma rápida e gratuita.

O evento faz parte da 6ª Jornada de Direitos Humanos do Recife (JDH), que está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) até o próximo dia 10. Na próxima sexta-feira (30), das 9h às 13h, a Prefeitura do Recife realiza mais uma feira de serviços, desta vez no Centro da Juventude de Santo Amaro.

Com o tema “Somos flores do asfalto – mulheres, direito e empoderamento”, a feira de serviços desta sexta foi organizada pelas equipes técnicas do Cras do Alto do Mandu e do Cras Dois Irmãos, ligados à SDSJPDDH. “Essa foi a primeira vez que realizamos um mutirão conjunto das equipes dos dois Cras da Região Político Administrativa 3 (RPA3). E fizemos a feira dedicada às mulheres, embora aberta também aos homens”, explicou Andresa Salvador, coordenadora do Cras do Alto do Mandu.

O pedreiro Francisco de Assis Lima, morador do Alto José do Pinho, chegou cedo ao Cras para aproveitar as várias ações ofertadas durante a feira. “Cortei o cabelo, providenciei a 2ª via da minha carteira de trabalho, aferi minha pressão e ainda ganhei preservativos. Essa foi a primeira vez que participei de um evento desse tipo. Gostei muito”, disse Francisco.

Moradora de Nova Descoberta, a dona de casa Josineide de Morais ganhou uma camiseta com o nome “Love” grafitada na hora, durante uma das oficinas culturais ofertadas na feira. “Também fiz um novo corte de cabelo, renovei meu cartão do SUS e ganhei pasta e escova de dente novinhas. Fui muito bem atendida por todos”, opinou.

SANTO AMARO – Na próxima sexta-feira (30), das 9h às 13h, a Prefeitura do Recife realiza uma feira de serviços no Centro da Juventude de Santo Amaro. A população, sobretudo os moradores da RPA1, terá acesso a corte de cabelo, feirinha de artesanato, bazar e diversos atendimentos de saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite e diabetes. A feira será promovida pelo Cras de Santo Amaro, também ligado à SDSJPDDH.

Será possível emitir segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. A população de baixa renda ainda poderá receber orientações, fazer inscrição e atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. Já as pessoas com deficiência poderão ser encaminhadas para retirada do cartão do VEM Livre Acesso. Os participantes da feira ainda poderão se inscrever no Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife).

DOCUMENTOS – Para se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, é necessário levar documentos de todas as pessoas da casa: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e, no caso das crianças, registro de nascimento, carteira de vacinação (para os menores de 4 anos) e comprovante de matrícula escolar. Já para retirar a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, o interessado deve apresentar, se possível, uma xérox do documento ou, pelo menos, saber o cartório em que a certidão foi emitida. Quem quiser dar entrada no VEM Livre Acesso precisa levar original e xérox do RG, CPF, comprovante de residência no nome do solicitante e foto 3×4.

JORNADA – A 6ª Jornada de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife começou na última terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, e vai até o próximo dia 10, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nesta data, há 70 anos, foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Todas as atividades da jornada têm como eixo orientador um dos 30 artigos da Declaração Universal, com o objetivo de aproximar o debate global das questões locais.

Palestras, cursos, oficinas, exposições, emissão de documentos, orientação jurídica e cine-debates fazem parte da programação, que está disponível no site da PCR e é organizada pela SDSJPDDH há seis anos, em parceria com diversas outras pastas da Prefeitura do Recife e outras instituições, como o escritório da ONU no Brasil, o Movimento Negro Unificado (MNU) e a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro).

A igualdade racial foi o foco dos primeiros dos 20 dias de debates porque a programação tradicionalmente começa em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Além das discussões sobre racismo, os debates da Jornada de Direitos Humanos do Recife abordam as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde, entre outros. A estimativa da SDSJPDDH é de que a jornada atinja um público de 20 mil pessoas.

O objetivo dos 20 dias de programação é comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promover a cidadania e a defesa dos direitos humanos; conscientizar a população, discutir e tentar efetivar os direitos à cidadania, à educação, saúde, lazer, cultura, esporte e meio ambiente saudável; valorizar a diversidade e a igualdade de oportunidades, além de realizar intervenções em espaços públicos para combater as diversas formas de preconceito e discriminação. A programação completa da jornada está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Fotos: Daniel Tavares/PCR

Sofia Costa Rêgo
Assessora de Imprensa

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: