Publicidade


Em mais um dia de longas filas no Recife para inscrição no CadÚnico, pessoas reclamam de venda de lugares e demora no atendimento

8 nov 2021|Postado em:RECIFE

 

Fila de pessoas na Central de Atendimento no Centro do Recife na manhã desta segunda-feira (8) — Foto: Reprodução/TV Globo

Procura aumentou desde o anúncio do fim do Bolsa Família e do Auxílio Emergencial, em outubro. Inscrição é para ter acesso ao novo benefício do governo federal: o Auxílio Brasil.

Em mais um dia de longas filas e espera durante horas para receber atendimento, problema que ocorre desde o fim de outubro, pessoas que buscam se inscrever em programas sociais contaram que chegaram à Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) do Recife na noite do domingo (7). Elas também relataram que passaram mais de 12 horas na fila (veja vídeo).

O relato também foi acompanhado de denúncias de venda de lugares. Na sexta-feira (5), beneficiários de programas sociais já haviam dito que a venda de espaços na fila estava acontecendo na Central de Atendimento, localizada na Rua do Imperador Pedro II, no bairro de Santo Antônio, no Centro da capital pernambucana.

A alta procura pelos serviços relacionados ao CadÚnico tem acontecido após o anúncio do fim do Bolsa Família e do último pagamento do Auxílio Emergencial. No lugar do primeiro benefício, o governo federal pretende implementar o Auxílio Brasil, cujo primeiro pagamento foi anunciado para acontecer em 17 de novembro deste ano.

Apesar de não ter divulgado detalhes sobre o novo auxílio, o governo informou que a proposta é seguir o mesmo calendário do Bolsa Família, mas com um reajuste de 20% sobre os valores que vinham sendo pagos inicialmente.

O novo programa social também vai utilizar a base de inscrições do CadÚnico, que é de responsabilidade do governo federal, mas a inscrição em cada cidade é de competência das gestões municipais.

Além da Central de Atendimento, é possível atualizar as informações ou realizar um novo cadastro nas 14 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) localizadas no Recife, que funcionam das 8h às 17h. Os endereços podem ser consultados no site da prefeitura.

Na unidade do Cras localizada no bairro de Ibura de Baixo, pessoas relataram à equipe da TV Globo que chegaram ao local às 15h do domingo (7). Na manhã desta segunda-feira (8), havia pessoas deitadas no chão e tentando se proteger do sol.

Procurada pelo g1, a prefeitura do Recife informou que o posicionamento da gestão municipal segue o mesmo daquele informado na sexta-feira (5), quando também houve denúncias de venda de lugares na fila e de reclamações sobre a demora nos atendimentos e a falta de informações.

A prefeitura afirmou que “ainda não há informação se a família que não recebe o benefício do Bolsa Família conseguirá ser contemplada pelo Auxílio Brasil, pois não há detalhes sobre quais critérios as novas famílias precisarão atender”.

Fonte: G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: