Publicidade


Igreja da Conceição dos Militares, no Recife, recebe primeira missa após restauro

6 jul 2021|Postado em:RECIFE

 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no Recife – Foto: Divulgação/Arquidiocese

Cerimônia começa às 16h desta terça-feira (6) e será conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Após passar por uma grande reforma, um importante patrimônio histórico do Centro do Recife volta à ativa hoje. Agora devidamente restaurada, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, localizada na rua Nova, em Santo Antônio, receberá a primeira missa em 15 anos. A celebração, que marcará a inauguração religiosa do templo católico, será conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A cerimônia começa às 16h.

Reaberta para visitação no mês passado, a igreja tombada em 1938 sofreu uma intervenção geral. A obra foi executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Patrimônio histórico e religioso

 

Construída no século 18, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares é fruto de uma concessão dada pelo então rei de Portugal, D. João 5º, aos sargentos e soldados do terço de infantaria da guarnição do Recife, que fundaram uma irmandade. Em 1781, o templo recebeu uma representação da primeira batalha dos Montes Guararapes, que resultou na expulsão dos holandeses de Pernambuco um século antes.De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, o imóvel tem estilo barroco e características de transição para o rococó, com grande riqueza de elementos decorativos em todo o interior. Ao longo dos anos, a igreja sofreu diversas intervenções e foi encoberta por várias camadas de tinta branca, o que acabou ocultando a decoração original.

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: