Publicidade


Teatro do Parque realiza evento-teste com peça sobre Paulo Freire

17 set 2021|Postado em:RECIFE

 

A peça faz parte da série de homenagens ao centenário do educador e do processo de reinauguração do equipamento cultural (Foto: Divulgação)

Os 100 anos do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire têm sido marcados por atividades culturais, lançamentos de obras (dois novos títulos chegaram ao mercado pela Cepe Editora) e celebrações ao longo do ano, com culminância neste fim de semana, quando o centenário se completa com exatidão, mais precisamente no domingo (19). É nesse dia que um evento servirá como teste para um equipamento cultural também centenário. Fundado em 1915 e fechado nos últimos dez anos para reformas, o Teatro do Parque será palco para a peça pa(IDEIA) – Pedagogia da Libertação, do coletivo Grão Comum.

A ação, promovida pela vereadora Liana Cirne (PT) com apoio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, será um dos eventos-teste realizados pela administração do equipamento cultural antes da reabertura para o público, prevista para outubro. A apresentação contará com público de 300 pessoas, entre convidados e sorteados, seguindo os protocolos de enfrentamento à Covid-19 do Governo de Pernambuco. O sorteio é um concurso cultural e, para participar, o interessado deverá enviar até as 18h de hoje (17 de setembro), pelo WhatsApp (81) 99960-1300, a resposta para uma dessas perguntas: “O que Paulo Freire mudou na sua vida?” ou “O que Paulo Freire mudou na educação brasileira?”.

Com direção e roteiro de Junior Aguiar, também em cena junto ao ator e produtor Daniel Barros, pa(IDEIA) – Pedagogia da Libertação integra a Trilogia Vermelha, que inclui ainda os espetáculos h(EU)stória – O tempo em transe, que retrata a vida do cineasta Glauber Rocha; e pro(FÉ)ta – O bispo do povo, que conta a trajetória do bispo Dom Hélder Câmara.

Resgatando a prisão e o interrogatório de Paulo Freire, em 1964, pa(IDEIA) promove debate sobre sobre o Brasil de hoje e as contradições da velha educação a partir das ideias sempre atuais de Paulo Freire.

Para o grande público, a peça terá uma outra apresentação na sexta-feira seguinte (24), às 19h, no Teatro Santa Isabel. Os ingressos custam R$ 15 (estudantes e professores) e R$ 30 (inteira) e podem ser adquiridos tanto na bilheteria do teatro quanto antecipadamente pela plataforma Sympla.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: